Patrocínio/MG

Períodos nublados

Min 18
Max 32

Câmara de Patrocínio debate conscientização sobre diabetes e anuncia programa para distribuição de sensores de glicose

Câmara de Patrocínio debate conscientização sobre diabetes e anuncia programa para distribuição de sensores de glicose

Câmara de Patrocínio debate conscientização sobre diabetes e anuncia programa para distribuição de sensores de glicose


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patrocínio realizou, nesta quinta-feira (13), um evento voltado à conscientização sobre o diabetes, em referência ao Dia Mundial da Doença, celebrado em 14 de novembro. A ação contou com a presença de alunos da Escola Olímpio Nunes e de representantes da Associação de Diabéticos de Patrocínio, que abordaram a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos com a doença.


A presidente da Associação de Diabéticos de Patrocínio, Maria Eduarda, ressaltou a importância de levar informação a crianças e adolescentes. “O diabetes tipo 1 costuma se manifestar nessa faixa etária. É essencial que os jovens aprendam a identificar os sintomas e compreendam o que é a doença, evitando complicações e quebrando paradigmas”, destacou.


A secretária municipal de Saúde, Luciana Rocha, também participou do evento e enfatizou a necessidade de ampliar o debate sobre o tema. “O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes. Estima-se que cerca de 10% da população brasileira tenha a condição. O Brasil está entre os países com maior número de jovens e adolescentes com diabetes tipo 1, por isso é tão importante orientar esse público sobre formas de prevenção e tratamento”, afirmou.


Luciana destacou ainda o avanço recente do município em relação ao atendimento dos pacientes diabéticos. “Tivemos uma reunião com o prefeito Gustavo Brasileiro, com o presidente da Câmara, Níkolas Elias, e com a Associação de Diabéticos de Patrocínio, e ficou definido que, a partir de janeiro, o município vai disponibilizar o sensor de monitoramento contínuo de glicose para jovens de 2 a 18 anos. Isso garante mais segurança e rapidez no controle da glicose dessas crianças e adolescentes”, explicou.


O presidente da Câmara, Níkolas Elias, reforçou que o programa é uma conquista importante para a saúde pública de Patrocínio. “O SUS federal não oferece esse equipamento, e Patrocínio será pioneira com esse programa municipal, atendendo uma causa que afeta tantas famílias”, afirmou.


O sensor, que tem duração média de 15 dias e permite o monitoramento digital da glicose por meio do celular, deverá começar a ser distribuído a partir de janeiro de 2026, após aprovação do projeto de lei.