Em grande noite, APCCER apresenta vencedores do 9º Prêmio de Qualidade de Cafés Fairtrade
Neste 24 de outubro de 2023, a APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado recebeu os seus associados e familiares, parceiros e patrocinadores para apresentar os dez cafés campeões da safra 2023 Fairtrade nas categorias Especial (fermentação induzida) e Natural produzidos na região do Cerrado Mineiro.
Na categoria Especial os vencedores foram Márcio Nunes (5º colocado), Pedro Francisco (4º colocado), Valduir Geraldo Hortense (3º colocado), Alan Michel Batista (2º colocado) e Jeane Cecília Batista como a campeã. Na categoria Natural os vencedores foram Jeane Cecília Batista (5ª colocada), Pedro Francisco (4º colocado), Augusto de Oliveira Faria (3º colocado), Alan Michel Batista (2º colocado) e Odinei Zanon dos Santos como o campeão.
Para o presidente da APPCER, Carlos Fardin “o trabalho é contínuo mas o Prêmio de Qualidade de Cafés Fairtrade simboliza o encerramento da safra 2023 para o início da próxima. Um momento onde os associados se confraternizam, falam sobre resultados e, especialmente, aguardam pela premiação Fairtrade, que valoriza e rentabiliza a nossa associação e os próprios cafeicultores. Foi um evento de muitas alegrias e cafés surpreendentes. Parabenizamos os vencedores pela qualidade dos seus cafés, realmente merecedores dessa conquista”.
A realização do 9º Prêmio de Qualidade de Cafés Fairtrade contou com o patrocínio Sebrae, Biofertil Brasil, Sicoob Coopacredi, Expocacer e AgroKafa. E também com a parceria Educampo, Região do Cerrado Mineiro, Volcafé, Olam, Cerrad Coffee e Cafebras.
Certificação Fairtrade
A Certificação Fairtrade (Comércio Justo) busca garantir estabilidade e proteção financeira aos agricultores diante das oscilações de preços do café no mercado. Através de um preço mínimo do comércio justo, a certificação incentiva a organização dos pequenos produtores em associações para fortalecer as condições de negociações e lucros.
A Premiação Fairtrade é um repasse financeiro adicional pela venda de cafés certificados que seguem inúmeras exigências internacionais. Parte definido desse valor reverte-se em benefícios comunitários e melhorias dos processos produtivos e de qualidade dos cafés. Capacitação técnica de cultivo, manuseio e embalagem dos produtos, programas de especialização e bolsas de estudo para os associados e seus familiares são investimentos oriundos do Prêmio Fairtrade e de parcerias com importadores e compradores de cafés certificados.
APPCER é a única associação de pequenos produtores com certificação Fairtrade e Denominação de Origem do Região do Cerrado Mineiro, aliando a procedência e a origem para oferecer um café ético e de alta qualidade para os consumidores.