Patrocínio/MG

Céu nublado com chuva fraca

Min 18
Max 26

Expocaccer 27º Prêmio Ernesto Illy contempla os melhores cafés do Brasil

Expocaccer 27º Prêmio Ernesto Illy contempla os melhores cafés do Brasil

27º Prêmio Ernesto Illy contempla os melhores cafés do Brasil 

Produtores de três regiões mineiras venceram o concurso de qualidade em 2018 

São Paulo, 12 de abril de 2018 – Araponga, nas Matas de Minas; Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas e Ibiá, no Cerrado Mineiro. Nestes três municípios mineiros foram cultivados os melhores cafés arábica da safra 2017/2018, de acordo com o resultado do 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Raimundo Dimas Santana (Fazenda Santo Antônio), Maria D’Aparecida Vilela Brito (Fazenda Moendas) e Ângelo Nascimento (Fazenda São Pedro de Alcântara) são os vencedores da edição nacional do concurso. 

Os campeões subiram ao palco para receber seus diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. No mês de outubro, eles viajarão a Nova Iorque para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè. 

Também foi revelado que os produtores Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP), CBI Madeiras LTDA (Capelinha-MG) e Gelci Zancanaro (Cristalina-GO) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar, respectivamente. 

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e teve as presenças de Andrea Illy e Massimiliano Pogliani, presidente e CEO da illycaffè, que falaram sobre o atual momento e o futuro da empresa e da cafeicultura, reforçando o conceito de qualidade sustentável, pilar da empresa e amplamente trabalhado por ela junto a seus fornecedores. Os executivos aproveitaram a ocasião para anunciar a criação de um programa internacional de relacionamento com os cafeicultores, a partir da expansão de um bem-sucedido modelo aplicado no Brasil há 18 anos, o Clube illy do Café. 

A torrefadora italiana reconheceu, ainda, os vencedores nas categorias Regional, Fornecedor Sustentável do Ano e Classificador do Ano (veja a lista completa abaixo). Foram entregues, ao todo, mais de R$ 120 mil em prêmios. 

Prêmio Ernesto Illy - Regional 
Centro-Oeste 
Campeão: Gelci Zancanaro (Cristalina-GO) 
Vice-campeão: Agrofava Cereais Exp. e Imp. Ltda. (Campo Alegre de Goiás-GO) 

Cerrado Mineiro 
Campeão: Ângelo Nascimento (Ibiá-MG) 
Vice-campeão: Ecoagrícola Café Ltda. (Francisco Dumont-MG) 

Chapada de Minas 
Campeão: CBI Madeiras (Capelinha-MG) 
Vice-campeão: Claudio Esteves Gutierrez (Capelinha-MG) 

Matas de Minas 
Campeão: Raimundo Dimas Santana (Araponga-MG) 
Vice-campeão: Simone Aparecida Dias Sampaio Silva (Araponga-MG) 

Rio de Janeiro 
Campeão: Francisco Nioac de Salles (Bom Jardim-RJ) 

São Paulo 
Campeão: Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP) 
Vice-campeão: Carlos André Dognani (Timburi-SP) 

Sul de Minas 
Campeão: Maria D’Aparecida Vilela Brito (Carmo da Cachoeira-MG) 
Vice-campeão: Ludgero Pimenta de Avila (Alpinópolis-MG) 

Fornecedor Sustentável do Ano 
Luiz Antonio Tonin (São Sebastião do Paraíso – Sul de Minas) 

Classificador do Ano 
1º lugar nacional - Luiz Evandro Ribeiro (Sul de Minas) 
2º lugar nacional - Maxwell Wesley de Morais (Cerrado Mineiro) 
3º lugar nacional - Edenilson de Oliveira Cabral (Matas de Minas) 

Sobre o Prêmio 
Entregue anualmente desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Instituído pela illycaffè como ação fundamental dentro do plano de desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país, o concurso já reconheceu mais de 1.400 cafeicultores ao longo dos anos. 
Sobre a illycaffè 

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.269 pessoas globalmente em 2016, quando registrou receitas consolidadas de 460 milhões de euros. 

Informações para a imprensa - ADS Comunicação Corporativa 
Contatos: Bruno Pessa / Estevão Rinaldi 
Tels.: (11) 5090-3002 / 5090-3004 
E-mails: brunop@adsbrasil.com.br / estevaor@adsbrasil.com.br