Expocaccer realiza mapeamento de qualidade com cafés especiais produzidos por mulheres
A segunda edição do Mapeamento Elas no Café da Expocaccer – Cooperativa
dos Cafeicultores do Cerrado foi realizada nesta terça-feira, dia 20 de
setembro, e trouxe novidades que movimentaram a rotina das cafeicultoras,
cooperadas da Expocaccer, com a avaliação e comercialização dos lotes
durante o evento.
Para isso, além dos Q-graders que participaram dos processos de identificação
do potencial e da qualidade das notas sensoriais dos cafés, a cooperativa
convidou parceiros comerciais para ranqueamento e aquisição em primeira
mão dos 10 melhores lotes durante o evento.
Para o Mapeamento, a Expocaccer recebeu 56 amostras que foram avaliadas
durante um cupping na fazenda Semente, das cooperadas Virgínia Siqueira
Aguiar e Maria Vitória Siqueira Aguiar.
Durante o evento as participantes foram recepcionadas com um café da manhã
especial, participaram da apresentação do Programa Elas no Café. Em
seguida, foram apresentados os parceiros comerciais presentes, que
realizaram o cupping de prova das amostras de cafés e ranqueamento dos
cafés.
As cooperadas participaram ainda da palestra sobre a gestão do tempo, com a
Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Expocaccer, Raquel
Paza.
O mapeamento foi finalizado com uma rodada de feedback, onde uma das
compradoras, representando o time de parceiros comerciais presentes, colocou
suas opiniões sobre os cafés apresentados.
O Mapeamento de Qualidade Elas no Café foi realizado das 8h às 13h e teve
como objetivo agregar valor aos cafés especiais das cooperadas da
Expocaccer, estimular a participação dessas produtoras em concursos dequalidade do país, além de comercializar os cafés para os principais mercados
nacional e internacional.
O evento é fruto do Programa Elas no Café da Expocaccer, que há mais de 6
anos vem capacitando e promovendo os cafés produzidos pelas cooperadas,
sempre ressaltando a importância do trabalho realizado pelo público feminino
da cooperativa.
De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, o
mapeamento não apenas alcançou os objetivos propostos como ainda rendeu
novidades que poderão ser conferidas pelo público em breve. “Identificamos a
qualidade dos cafés das nossas cooperadas, valorizamos a dedicação
depositada em cada produção, apresentamos e comercializamos os cafés com
clientes que valorizam a qualidade e agora estamos nos preparando para
lançar uma edição especial com esses cafés. Em breve, os clientes Dulcerrado
também poderão conferir a excepcionalidade dos cafés produzidos pelas
cooperadas Expocaccer.”
Conforme anunciado pela Trader, os 10 melhores lotes serão apresentados
pela Dulcerrado, marca de cafés industrializados da Expocaccer, por meio da
Edição Especial “Primavera”, que ficará disponível ainda neste mês de
setembro, nas lojas física e online da Dulcerrado.
Sobre o Elas no Café da Expocaccer
O Elas no Café é uma iniciativa da Expocaccer que tem como finalidade
capacitar, promover troca de conhecimentos, gerar experiências e agregar
valor aos cafés produzidos pelas cooperadas nos mercados nacional e
internacional.
Com o Programa, a Expocaccer visa também ampliar a participação feminina
no agronegócio café, fazendo com que seus cafés cheguem à mesa dos
consumidores das mais diversas partes do mundo.
O público-alvo do Programa Elas no Café da Expocaccer é composto por
cooperadas, esposas, filhas, netas de cooperados e funcionárias.
Dentre as ações realizadas pelo programa, destacam-se: ? Workshop Elas no Café; ? Lives com Conteúdos Técnicos e Gerenciais; ? Mulher & Café – Comemoração ao Dia Internacional da Mulher; ? Ladies of Expocaccer – Projeto voltado para a comercialização e
exportação de cafés especiais produzidos por cooperadas; ? Visitas técnicas com grupos de mulheres às fazendas modelos do
Cerrado Mineiro.
ASCOM Expocaccer