Expocacer promove café produzido por cooperadas e leva protagonismo
na cafeicultura regenerativa para a SIC 2023
Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, destaca o impacto dos produtores regionais
de alta qualidade no mercado global
Palestras, cursos, workshops, competições, provas, divulgações de pesquisas e degustações orientadas agitarão o mundo do café, entre 8 e 10 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC 2023), em Belo Horizonte-MG. Uma das maiores feiras globais do setor, a edição deste ano terá como tema "Origens Produtoras - Uma Visão de Futuro para uma Nova Cadeia do Café". Com atuação de vanguarda na Região do Cerrado Mineiro, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) apresentará no evento as premiadas práticas sustentáveis, sociais e de governança que impactam e destacam sua atuação no mercado.
Um dos destaques da SIC 2023 será o Festival Elas no Cerrado Mineiro, organizado pela Expocacer e realizado pelas cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM). O concurso premiará mulheres produtoras, vinculadas às entidades, que submeteram amostras de café especiais. "Participarão cooperadas, esposas, filhas e netas de associados. Com foco na disseminação da cultura do café produzido por mulheres, trata-se de um merecido reconhecimento ao trabalho de produtoras de atitude que engrandecem o segmento", diz Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.
No dia 09 de novembro, entre 17h e 18h, o Presidente da Expocacer, Fernando Beloni, integrará um dos painéis do Fórum da Cafeicultura Sustentável, no auditório Conexão do Expominas, onde a SIC 2023 será realizada. Com o tema "Construindo Um Futuro Sustentável: Abordagens Regenerativas e Economia circular", Beloni abordará o conjunto de ações "ESG" implementadas pela cooperativa nos últimos anos, como a adoção da tecnologia RFID nos armazéns (método de identificação automática através de sinais de rádio), que além de auxiliar na rastreabilidade dos cafés armazenados na cooperativa, elevou a contribuição de toda a cadeia produtiva com a agenda global de preservação do meio ambiente.
"Com muito orgulho, colocamos em prática um plano que fez da Expocacer a primeira cooperativa do mundo a conquistar um selo de certificação regenerativa. Esse conjunto de medidas inovadoras está alinhado com nosso propósito de fornecer conhecimento, suporte e novas ferramentas que auxiliem os cafeicultores a crescerem de forma sustentável", afirma Fernando Beloni. "Hoje, agregamos produtores que, em 5.500 hectares de café regenerativo, adotam práticas que preservam a saúde do solo, a biodiversidade e os recursos hídricos, bem como promovem a resiliência dos sistemas agrícolas, atendendo ao interesse de todos."
Sabor e Precisão
Num encontro indispensável para conectar profissionais e gerar acesso a mercados, conhecimento e negócios do café, como a SIC 2023, não faltam novidades que unam histórias empreendedoras de produtores regionais com as xícaras dos consumidores. Esse é o caso do lançamento do café Carcará do Cerrado, pela Região do Cerrado Mineiro (Federação dos Cafeicultores do Cerrado), que integrará os labels Ipê Amarelo e Lobo-Guará, apresentados na última edição da SIC. Os cafés, da safra 2023/2024, são blends de cooperados da Expocacer, tendo cada um desses produtos processos de produção com características sensoriais específicas:
- Ipê Amarelo (processo "natural"): Floral lembrando jasmim, laranja, pêssego, açúcar mascavo, mamão papaya, limão siciliano, acidez cítrica, corpo cremoso e finalização longa;
- Lobo-Guará (processo "cereja descascado"): Chocolate ao leite, caramelo, avelã, castanha, mel, acidez cítrica, corpo cremoso e finalização longa;
- Carcará do Cerrado (processo "fermentação induzida"): Frutas vermelhas, morango, uva, chocolate, vinho tinto, rum e caramelo, finalização longa, corpo sedoso, acidez tartárica.
Outra ativação em que a Expocacer estará representada na Semana Internacional do Café de 2023 é o Torra Experience - Campeonato de Torrefação do Ano, promovido pela Atilla Coffee Roasters. Os mestres de torra Mattheus Narcizzo (campeão brasileiro) e Aldair Maciel, da Dulcerrado by Expocacer, participarão da competição que acontecerá entre 08 e 10 de novembro. Desde 2014, a Cafeteria Dulcerrado cumpre a missão de difundir o verdadeiro sabor do café do Cerrado Mineiro para a população de Patrocínio-MG, onde está localizada a sede da Expocacer, e para apreciadores da bebida em todo o mundo.
Os representantes da Expocacer integrarão o estande da Região do Cerrado Mineiro durante a SIC 2023 (número “C29”, ao lado do estande do Sebrae).
Serviço:
Semana Internacional do Café (SIC 2023)
Data: 08 a 10 de novembro
Horário: 10h às 19h
Local: Expominas
Endereço: Av. Amazonas, 6200
Gameleira, Belo Horizonte-MG
Estande da Região do Cerrado Mineiro (presença da Expocacer)
Localização: número “C29” (ao lado do estande do Sebrae)
Evento: Fórum da Cafeicultura Sustentável
Painel: Construindo Um Futuro Sustentável: Abordagens Regenerativas e Economia circular
Participantes: Fernando Beloni (presidente da Expocacer), Gustavo Guimarães (engenheiro agrônomo) e Rogério Pereira (Gerente de Sustentabilidade da COOMAP)
Data: 09 de novembro
Horário: 17h às 18h
Evento: Torra Experience - Campeonato de Torrefação do Ano
Data: 08 e 09 de novembro
Horário: 10h às 19h
Data: 10 de novembro
Horário: 10h às 14h30
Sobre Expocacer
Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.