Gestores municipais da Educação da região do Alto Paranaíba participam de encontro em Arapuá-MG para tratar do BNCC
Na tarde de segunda (02) aconteceu em Arapuá-MG um encontro com alguns gestores e Secretários Municipais de Educação da região do Alto Paranaíba para tratar dos impactos e desafios referentes à BNCC- Base Nacional Comum Curricular.
O encontro foi promovido pela AMAPAR – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba. Estavam presentes no encontro o Prefeito de Arapuá João Terto, o Vice Prefeito Emilio Boaventura, e a Secretária de Educação de Arapuá Silvia Souza que deu boas vindas aos secretários e gestores municipais de educação da região.
O Prefeito de Tiros-MG e Presidente da AMAPAR Júlio André de Oliveira esteve presente e enalteceu a importância desse momento, pois visa unir os municípios da região para um assunto que envolve grande diálogo e parceria para assegurar uma melhor educação para todos.
Representando a cidade de Patrocínio estavam presentes o Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta e o Subsecretário de Educação Natanael Diniz. Segundo eles, esse encontro foi bastante produtivo, e que esse debate que envolve a BNCC deve nortear os trabalhos educacionais, pois temos habilidades e competências que precisam ser melhor exploradas em nossas escolas.
O encontro foi dirigido pela Psicóloga Educacional e Pedagoga Janaína Elena Silva Andrade que apresentou um roteiro até a sanção da BNCC, segundo ela, essa nova base visa configurar uma proposta de currículo, que mexe com a educação infantil e fundamental, e que os educadores precisam estar atentos a essas mudanças, por isso a importância desse encontro. Durante o encontro foi realizado uma plenária em grupos com alguns questionamentos, e ficou afirmado que a partir de abril cada município da região vai sediar um momento de formação, onde serão estudados temas que envolvam a BNCC e os seus impactos na educação.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.
Sendo assim, os munícipios da região do Alto Paranaíba puderam firmar uma união em torno de um assunto relevante e que envolve os diversos atores da educação: pais, alunos, professores e a sociedade em geral.