Patrocínio fecha lixão após mais de 35 anos e lança programa “Cidade Maravilhosa” com foco em sustentabilidade
A Prefeitura de Patrocínio anunciou, na tarde desta sexta-feira, um conjunto de ações voltadas para o meio ambiente, com destaque para o fechamento definitivo do lixão do município, que funcionava há mais de 35 anos. A medida integra o lançamento do Programa de Sustentabilidade “Cidade Maravilhosa”, apresentado pelo prefeito Gustavo Brasileiro e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Torezan.
De acordo com o prefeito, a partir do dia 2 de abril o lixão será oficialmente desativado. Enquanto o município trabalha na implantação de seu próprio aterro sanitário — com previsão de funcionamento em até dois anos — todo o resíduo sólido urbano passará a ser destinado a um aterro em Uberaba, por meio de contrato firmado via Ciminas com a empresa Soma.
Para o fechamento da área, a Prefeitura irá investir cerca de R$ 9 milhões em obras de conformação do terreno, cercamento, controle de acesso e recuperação ambiental. Haverá ainda um período de transição para as pessoas que atuavam no lixão, com encaminhamento para cooperativas e alternativas de trabalho em condições mais dignas.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Torezan, explicou que o Programa “Cidade Maravilhosa” é estruturado em seis eixos e envolve diversas secretarias, como Educação, Saúde e Obras, com foco em educação ambiental, limpeza urbana e sustentabilidade.
Entre as ações anunciadas está uma iniciativa que vai incentivar os bairros a adotarem boas práticas ambientais, como plantio de árvores, redução do lixo orgânico e aumento da reciclagem. Os resultados serão avaliados mensalmente e o bairro com melhor desempenho participará de sorteios, incluindo uma moto elétrica zero quilômetro como premiação.
A Secretaria de Meio Ambiente também reforçou a destinação correta de resíduos, com destaque para o recebimento de lixo eletrônico — como pilhas, baterias, computadores e notebooks — na sede da pasta, evitando o descarte irregular.

