Pratos do Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado foram apresentados em evento no auditório das ACIP/CDL
Nesta edição do Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado em Patrocínio, serão 18 estabelecimentos, preparando pratos, gourmets e contemporâneos, para a comercialização
A noite da última segunda-feira dia 08 de julho, na sede da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP e da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, foi de muito sabor, aroma e de celebração da cozinha mineira. Nesta data os gestores de bares e restaurantes, responsáveis pela gastronomia do 8º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, apresentaram de forma oficial os pratos que serão comercializados entres os dias 25 a 28 de julho, no Espaço Cultural de Patrocínio durante o Festival.
Na edição de 2024, do Festival, no cardápio a ser comercializado, além dos pratos gourmet, haverá ainda pratos contemporâneo. Dos 18 bares e restaurantes inscritos, e aptos para comercializar no evento, estes oferecerão 12 pratos contemporâneos e 18 pratos gourmets para a livre escolha do público.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Thiago Batista De Almeida, para a elaboração dos pratos do 8º Festival, os estabelecimentos responsáveis pela gastronomia do evento, estão já há um tempo, recebendo consultorias de chefes de cozinha pelo Senac, e também pela Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. Thiago ressaltou ainda dentre as oportunidades de melhoria da cozinha no município, as consultorias em diversas áreas, inclusive de gestão, através do projeto do Sebrae - MG, denominado “Prepara Gastronomia” que os restaurantes já receberam e que vão ao longo deste ano seguir recebendo.
Angélica Parreira coordenadora da gastronomia do 8º Festival, disse que para a confecção das receitas que serão comercializadas durante o evento, chefes de cozinhas realizaram consultorias nos bares e restaurantes participantes. “Nós tivemos consultorias de chefes de cozinha do Senac, para os pratos gourmets e do chefe Filipe Rameh, nos pratos contemporâneos. O Senac já é nosso parceiro desde o início do Festival e fizeram um excelente trabalho. E neste ano nós tivemos o chefe Rameh através, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo em projeto aprovado pela Lei Federal Paulo Gustavo.” explicou Angélica.
“O trabalho dos chefes, o empenho, e participação intensa dos gestores e colaboradores dos restaurantes, vai encher de alegria e vai ser uma explosão de sabor e vai agradar a todo público do Festival. Estamos já ansiosos para começar o evento” enfatizou a coordenadora da gastronomia do Festival.
Wander Júnior De Carvalho, presidente da Associação Cultural da Associação Comercial de Patrocinio e da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP, disse que os pratos que vão ser comercializados no Festival, merecem mesmo uma solenidade exclusiva. “O lançamento dos pratos é uma data muito importante para nós. É a cozinha mineira em destaque, os pratos são estrelas no Festival, além da grade de shows, e de toda a programação. O 8º Festival é um evento preparado para atender a toda população. Tem atrações para toda a família” enalteceu Wander.
Os preços dos pratos ficarão tabelados ao longo de todo o Festival, sendo o Contemporâneo ao preço de R$50,00 e o Gourmet ao preço de R$30,00.
Abaixo é possível saber o estabelecimento, nome do prato e qual categoria o mesmo se enquadra. Mas, só pelo nome, já vai ser possível, imaginar a explosão de sabor do mesmo, e começar a contagem dos dias para o Festival chegar e consequentemente o acesso aos pratos se tornar realidade.