Patrocínio/MG

Céu nublado

Min 17
Max 30

Primeira cirurgia robótica de joelho de Minas Gerais já é realidade

Primeira cirurgia robótica de joelho de Minas Gerais já é realidade

Minas Gerais recebe tecnologia robótica para cirurgia ortopédica

VELYS™ Robotic-Assisted Solution (RAS) da DePuy Synthes chega ao Hospital Orthomed Center, o primeiro no Estado a disponibilizar a nova tecnologia para cirurgias de joelho 


Uberlândia é a primeira cidade de Minas Gerais a oferecer o VELYS™ Robotic-Assisted Solution (RAS), plataforma de cirurgia robótica do joelho da DePuy Synthes, no Hospital Orthomed Center. A tecnologia já está disponível aos pacientes.


O VELYS™ RAS é um assistente robótico compacto(1), aprovado pela Anvisa no fim de 2024 e desenvolvido para aprimorar os resultados da artroplastia total de joelho — cirurgia indicada para pacientes com artrose, dor intensa, limitação de movimentos e desgaste severo nas articulações(2).


O robô proporciona mais precisão no posicionamento dos implantes, ajustando-se à anatomia individual de cada paciente. Isso se traduz em mais estabilidade articular, preservação de tecidos, maior amplitude de movimento e uma recuperação mais rápida e eficaz(3,4,5,6).


De acordo com o cirurgião de joelho e diretor administrativo do hospital Orthomed Center, Rafael Naves, poucos centros do País têm acesso à essa tecnologia. "Como referência em Ortopedia e Traumatologia, mantemos o compromisso com o pioneirismo e a excelência na região — com uma equipe certificada e preparada para oferecer o que há de melhor em segurança, precisão e resultado. Mais do que tecnologia, isso representa um novo movimento e nosso compromisso com o cuidado, com o paciente e com o futuro da medicina”, afirma.*


“A presença do VELYS™ Robotic-Assisted Solution no Brasil representa um avanço importante na ampliação do acesso a cuidados ortopédicos de alta tecnologia”, afirma Daniel Cestari, Diretor da DePuy Synthes Brasil. “Ao unir a precisão da robótica ao planejamento cirúrgico personalizado, apoiamos os cirurgiões na obtenção de resultados mais consistentes e contribuímos para que os pacientes retomem suas atividades diárias com mais confiança. Essa inovação reforça nosso compromisso de promover transformações relevantes no cenário da saúde no país”, conclui.


Evidências


Estudos indicam que o uso do VELYS™ RAS reduz em 53% as readmissões hospitalares relacionadas ao joelho e em 45% as visitas médicas nos três primeiros meses após a cirurgia, quando comparado a métodos manuais. Além disso, há 19% menos retornos ao hospital no período pós-operatório imediato(7).


Com o envelhecimento da população e o aumento da demanda por cirurgias articulares, as artroplastias estão em crescimento acelerado. A previsão é que o número de cirurgias de joelho no mundo passe de 2,3 milhões para 4,7 milhões até 2030(8). Nesse cenário, procedimentos com assistência robótica devem representar 22% do total até o final da década(9).