Realizada reunião com gerentes de agências bancárias e PROCON da cidade em busca de soluções para o respeito e conforto ao consumidor
Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Patrocínio a pedido do vereador Ricardo Balilla com os gerentes das agências bancárias da região e com a participação da superintendente do PROCON da cidade, Daiana Cristina de Oliveira. O principal tema da reunião foi a importância do respeito e do conforto ao consumidor, em conformidade com a Lei 5.088, aprovada e sancionada na casa de leis, que garante ao consumidor o direito a permanecer até 15 minutos em filas de espera.
Durante o encontro, foram abordados vários temas relevantes, como a necessidade de instalação de uma tenda na porta do Banco Mercantil para que os idosos possam ser atendidos com maior comodidade ao receberem seus salários, bem como a questão do troco aos idosos que, muitas vezes, não recebem o valor exato ao sacarem seus salários. Outro ponto destacado na reunião foi a venda casada, onde muitos clientes acabam contratando consórcios e seguros sem pretender, ao buscar apenas um financiamento.
O vereador Ricardo Balilla destacou a importância da reunião e das discussões realizadas. "Foram abordados temas muito importantes aqui hoje nesta sala de reunião e me espantou a informação da nossa superintendente de que as reclamações da senha bancária não chegam a ela", afirmou.
Durante a reunião, a superintendente do PROCON explicou que a entidade pode ajudar os consumidores a formalizar suas reclamações, registrando e protocolando as queixas, para que sejam providenciadas as fiscalizações e medidas necessárias para garantir o respeito ao consumidor.
Dayane ainda esclareceu que não é possível impor multas aos bancos sem que haja o devido protocolo formalizado. "Nas demoras das filas, nós precisamos seguir conforme a lei municipal nº 5.088, e para isso precisamos das reclamações formalizadas, protocoladas juntamente com o recibo autenticado dos bancos da demora das filas para podermos providenciar os protocolos e acordos necessários com os bancos", acrescentou.