Patrocínio/MG

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Min 18
Max 29

SESTRAN inicia amanhã remoção de veículos abandonados que ainda nãoforam retirados pelos proprietários

SESTRAN inicia amanhã remoção de veículos abandonados que ainda nãoforam retirados pelos proprietários

Com o objetivo de solucionar os incômodos causados por veículos abandonados nas ruas de Patrocínio, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, começam amanhã (17) a retiradas dos veículos dos proprietários que, apesar de notificados  na semana passada, ainda não promoveram remoção dos mesmos.

A medida, que tem por finalidade a garantia de limpeza e manutenção do Município, bem como de prevenção de doenças e acidentes, promovendo, inclusive, maior segurança aos munícipes, segue os dispositivos da Lei nº 5.033 de 27 de junho de 2018, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados, sucatas e afins em vias e logradouros públicos, no município de Patrocínio.

O subsecretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Major Divaldo Nestor, explica que alguns dos veículos estavam estacionados no mesmo local há décadas "É uma ação que além de melhorar a fluidez no trânsito, também influencia em questões ambientais, porque eram criadouros de insetos, e resolve um grande problema de segurança pública, porque em vários locais marginais se escondiam nesses veículos, inclusive em alguns lugares, como na Rua Secundino Faria Tavares que já é um local com muitas árvores e escuro onde dois veículos estavam há décadas parados e na rua Major Alvim no Bairro São Cristóvão onde haviam quatro veículos, os moradores tinham muitos transtornos, agora a SESTRAN dará continuidade, ampliando esse trabalho para beneficiar ainda mais a sociedade"

De acordo com a Lei nº 5,033, consideram-se abandonados os veículos sem funcionamento ou movimento deixados em vias ou logradouros públicos, gerando o acúmulo de lixo e/ou mato sob ele ou em seu entorno, prejudicando o fluxo de veículos, pedestres, prestação de serviço público, em situação de evidente estado de decomposição de sua carroceria, gerando risco à coletividade e saúde pública.

A remoção dos veículos abandonados será sempre precedida de adesivação do veículo e, quando possível a identificação do proprietário, será o mesmo notificado pela autoridade de trânsito, ou seu representante, para proceder a retirada do veículo da via ou logradouro público, no prazo de cinco (5) dias a contar da adesivação, sob pena de remoção pelo poder público municipal.

Transcorrido o prazo estabelecido, sem que o proprietário/responsável/possuidor tenha adotado as medidas necessárias para remoção do veículo, os agentes fiscais lavrarão o Auto de Infração e aplicarão multa no valor de uma (1) UFM – Unidade Fiscal do Município, que será recolhida por guia de recolhimento municipal, a ser retirada no Setor Tributário da Secretaria Municipal de Finanças, em caso de não pagamento, o débito será inscrito em dívida ativa.

Além disso, após recolhido ao depósito de veículos, o mesmo será liberado somente após o pagamento das despesas de transporte ao pátio e de outras taxas exigidas e regulamentadas. O proprietário do veículo, carcaça, chassi ou partes de veículo recolhido terá sessenta (60) dias para reavê-lo, a partir da data de seu recolhimento, sendo que após esse período, o mesmo poderá ser leiloado como sucata pelo município, mediante publicação do competente edital.

Fonte:PMP