Patrocínio/MG

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Min 18
Max 28

Presidente da CDL de Patrocínio esteve no Ato de adesão da FCDL/MG e Polícia Civil/MG da Campanha Sinal Vermelho com a participação da autora da Lei Deputada Greyce Elias

Presidente da CDL de Patrocínio esteve no Ato de adesão da FCDL/MG e Polícia Civil/MG da Campanha Sinal Vermelho com a participação da autora da Lei Deputada Greyce Elias

A Diretora Distrital da FCDL/MG e Presidente da CDL de Patrocínio, Isabela Rezende, esteve em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (29/11), no ato de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e apoio à Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Na mesa principal, estiveram o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra e do chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, a patrocinense deputada federal Greyce Elias – uma das autoras do PL que originou a Lei 14.188/2021, que instituiu a Campanha em âmbito Nacional – o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva e a chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, delegada-geral Carolina Bechelany.

O encontro motivou a importância de adesão das mais de 200 CDL’s mineiras, trabalhando em conjunto com os comércios de cada cidade, devem aderirem a campanha, para ajudar mulheres que sofrem com a violência doméstica e que buscam ajuda.

Instituída pela Lei n. 14.188/2021, a campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia.

Uma das autoras do PL que originou a Lei 14.188/2021, que instituiu a Campanha, a deputada federal Greyce Elias destaca sua alegria por ver grandes entidades como a FCDL-MG abraçando essa importante missão junto a Bancada Federal Feminina. “Agradeço imensamente por todo o apoio que já vínhamos recebendo da CDL-BH e, agora, também da FCDL-MG, que levará a Campanha para o interior do estado e ajudará milhares de mulheres a romperem com o ciclo de violência”, frisou a Deputada Greyce Elias.

Para o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, a parceria agrega esforços e aumenta as possibilidades de um efetivo acolhimento às vítimas em âmbito estadual. “Unir forças e convidar a comunidade de todo o nosso estado para o enfrentamento da violência doméstica é possibilitar que as vítimas tenham efetivamente um caminho de denúncia e de acolhimento, além de viabilizar a responsabilização dos seus agressores”, explica.

Ainda segundo o delegado-geral da PCMG, só em 2020, 145 mil mulheres mineiras foram vítimas de violência doméstica. Entre 2019 e 2021, foram registrados 411 feminicídios.

O evento também contou com a presença de ??rcos Casarin, Presidente da CDL Juiz de Fora e Vice Presidente da FCDL/MG, Francisco Brant - Presidente da CDL Ibirité, José Barbosa - Presidente de CDL Betim, Fulvio Ferreira - Vice Presidente da FCDL/MG e a Dra. Isabela Franco, chefe da Divisão Especializada de atendimento à mulher, ao idoso, a pessoa com deficiência e a vítima de intolerância.

A ACIP e CDL de Patrocínio parabenizam a FCDL/MG, Polícia Civil de Minas Gerais e Deputada Federal Greyce Elias pela oportunidade de estar presente em um momento importante e carregado de conhecimentos sobre um tema ainda delicado, e que infelizmente se faz presente em muitos lares de nosso país.

ASCOM ACIP/CDL
Informações: FCDL/MG