10º Prêmio da Região do Cerrado Mineiro reconhece os melhores cafés da safra 2022
classificados, sendo cinco da categoria Natural, três da Fermentação Induzida e três do Cereja Descascado. Na edição de 2021, o leilão dos vencedores movimentou cerca de R$ 1 milhão e a saca de café mais cara foi vendida a R$ 55 mil.
A 10ª edição do Prêmio reconhecerá, ainda, as mulheres, cada vez mais atuantes no segmento do café. As produtoras que tiverem as três amostras melhor avaliadas pelos jurados receberão o Troféu Mulher de Atitude.
50 anos no Cerrado
Em 2022, a Região do Cerrado Mineiro completa 50 anos, uma história que começou na década de 1970, com a chegada de cafeicultores de outras regiões do país. Hoje, o território conta com 4.500 cafeicultores distribuídos por 55 municípios. A região possui uma área de produção de 255 mil hectares e é responsável por 12,7% da produção brasileira de café e 25,4% da produção mineira.
A cerimônia do 10º Prêmio Região do Cerrado Mineiro deve reunir cerca de 600 pessoas, a partir das 17h, no Palácio de Cristal, em Uberlândia. Promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas, o Prêmio Região do Cerrado Mineiro tem o apoio das cooperativas Carmocer, Carpec, Coagril, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocaccer e MonteCCer, integrando ainda as seis associações: ACARPA, ACA, Assogotardo, Assocafé, Amoca e Appcer como apoiadoras