Corpo de Bombeiros orienta população sobre riscos no período chuvoso em Patrocínio
Durante entrevista nesta quarta-feira, na 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Patrocínio, o tenente Tolentino destacou as principais ações de prevenção e alertas à população diante do aumento das chuvas no fim de janeiro e início de fevereiro.
Segundo o militar, o Estado de Minas Gerais atua com um plano de enfrentamento ao período chuvoso, que inclui orientações a famílias em áreas de risco, monitoramento de pontos com histórico de alagamentos e equipes de prontidão em locais estratégicos da cidade.
Entre as principais recomendações está evitar cachoeiras até o fim do período chuvoso, previsto para abril. O tenente alertou para o risco da chamada “cabeça d’água”, quando chuvas em regiões mais altas provocam aumento repentino do volume de água, mesmo em dias de sol, podendo causar acidentes fatais.
Com a proximidade do Carnaval, o Corpo de Bombeiros também reforça os cuidados no trânsito e em áreas de lazer. A principal orientação é não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, respeitar os limites de velocidade, redobrar a atenção em pistas molhadas e não deixar crianças desacompanhadas em balneários e rios.
O tenente informou ainda que o novo comandante da 3ª Companhia, capitão Soares, deve assumir no próximo dia 11, quando serão apresentadas as ações e melhorias previstas para a unidade.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros atende 24 horas por dia pelo telefone 193.

