Patrocínio/MG

Céu nublado

Min 16
Max 26

ESIDENTE DO CONSELHO DA COMUNIDADE EXECUÇÃO PENAL DE PATROCÍNIO APRESENTA AOS VEREADORES PROJETO SOBRE “ESCRITÓRIO SOCIAL”

ESIDENTE DO CONSELHO DA COMUNIDADE EXECUÇÃO PENAL DE PATROCÍNIO APRESENTA AOS VEREADORES PROJETO SOBRE “ESCRITÓRIO SOCIAL”

Realizada nesta terça-feira, 26/3/2024, a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio. Após a leitura da mensagem bíblica pela vereadora Raquel Rezende e o Pequeno Expediente aberto pelo presidente da Câmara, vereador Leandro Caixeta foi iniciada a mesma com a leitura de correspondências e comunicações; e discutidas e aprovadas as atas da 5ª e 6ª Reuniões Ordinárias.


Após a execução do Hino Nacional Brasileiro foram apresentados na ORDEM DO DIA, em Segunda Discussão e Redação Final, o Substitutivo ao Processo de Lei nº 776/2023 que Estabelece que os supermercados, hipermercados e similares com mais de 1.000m² a colocar assentos em suas dependências à disposição de idosos, gestantes, deficientes físicos e pessoas portando crianças de colo, autoria do vereador Professor Natanael Diniz, aprovado por 12 votos favoráveis; e o Processo de Lei nº 793/2024 que Cria o programa “Escola Sustentável” e estabelece normas para a promoção de práticas ambientais nas instituições de ensino municipais, autoria do vereador Leandro Caixeta, com emendas da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, aprovado por 13 votos favoráveis.


Em Discussão e Votação Única, foram apresentadas as Indicações números 2.081 a 2.086/2024 e as Moções de números 551 a 556/2024. Destaques para as Indicações nº 2084/2024, do vereador Professor Natanael Diniz, solicitando juntamente ao Procon Municipal, que estuda a possibilidade de mudar o local deste órgão, para o Centro da cidade, a fim de possibilitar melhor atendimento e fácil acesso à população; a de nº 2085/2024, do vereador Ricardo Balila, solicitando junto à Secretaria Municipal competente, que disponibilize em cada ônibus do transporte coletivo, seis poltronas separadas e devidamente identificadas para uso das mulheres; a de nº 2086/2024, da vereadora Adriana de Paula, solicitando que conceda isenção de IPTU aos pacientes em tratamento de câncer.


No GRANDE EXPEDIENTE, o Plenário da Câmara Municipal, teve as participações de José Humberto Arvelos de Melo, Presidente do Conselho Consultivo para agradecer pela criação da Lei 4.452/2011, em comemoração do Dia do DeMolay; Dra. Núbia Costa Freitas, Presidente do Conselho da Comunidade Execução Penal de Patrocínio, para apresentar o projeto sobre Escritório Social, que tem como principal finalidade de efetivar a ressocialização dos egressos do sistema prisional; e do vereador Ricardo Balila para falar de assuntos relevantes do Procon Municipal e da ACIP/CDL.


Em comitiva com a Dra. Núbia Costa, estiveram presentes, Apolônio Abadio do Carmo e Marco Aurélio Rezende (ambos voluntários da APAC Patrocínio), João Geraldo (Supervisor de Oficina da APAC Patrocínio), Michele Rodrigues (advogada), Sandro (Sub-Diretor da Polícia Penal) e Raimundo (Polícia Penal).


 


O QUE É ESCRITÓRIO SOCIAL?


O Escritório Social reúne em um mesmo local atendimentos para dar suporte às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. O objetivo é facilitar o acesso a atendimento especializado em áreas como saúde, atendimento psicossocial, qualificação e encaminhamento profissional.


Segundo Apolônio Abadio do Carmo, a gestão do serviço é compartilhada entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo e, em alguns casos, com o Poder Legislativo, reunindo diferentes áreas e atores para promover a inclusão social, com mobilização de iniciativas estaduais e municipais, sistemas e a sociedade civil.


Dra. Núbia Costa explanou sobre o projeto salientando que em Minas Gerais, a cidade de Alfenas já possui este Escritório Social. “Ao fornecer amparo às pessoas em vias de sair do sistema prisional e àquelas egressas e seus familiares, o Escritório Social trabalhará com atendimento às demandas de cada indivíduo, com atenção a vulnerabilidades e riscos sociais, e oferta de oportunidades de acesso aos serviços públicos de assistência, saúde, educação, renda, trabalho, habitação, lazer e cultura. Assim, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Escritório Social assegurará a finalidade prevista em lei de reinserção social de pessoas egressas”, concluiu.


A 8ª Reunião Ordinária acontecerá no dia 02/4/2024, terça-feira, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patrocínio, sendo transmitida pelo site da Câmara Municipal e pelo YouTube.


Alex Guimarães Machado / Ascom CMP