Patrocínio/MG

Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Min 18
Max 28

Pedidos da 1ª CNH disparam em Minas após mudanças nas regras

Pedidos da 1ª CNH disparam em Minas após mudanças nas regras

A procura pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais que dobrou em Minas Gerais depois da flexibilização no processo de formação de condutores. Em janeiro de 2026, o estado registrou cerca de 52,9 mil solicitações, número 142,6% superior ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 21,8 mil pedidos, conforme dados do Detran-MG.

A alta é atribuída à redução de custos e à simplificação das exigências, como o fim da obrigatoriedade das aulas teóricas presenciais. A mudança diminuiu o investimento inicial para quem pretende iniciar o processo de habilitação.

Por outro lado, representantes das autoescolas afirmam que o valor das aulas práticas não sofreu queda. Com a diminuição na venda de pacotes completos, o preço por hora/aula aumentou e atualmente varia entre R$ 80 e R$ 100 no estado.

O sindicato da categoria defende ajustes nas exigências estruturais e administrativas para reduzir despesas operacionais. Já o Detran-MG informou que avalia possíveis adequações, sem previsão de prazo para novas definições.