Patrocínio/MG

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Min 18
Max 25

Sebrae inicia Semana do MEI com serviço gratuito de formalização

Sebrae inicia Semana do MEI com serviço gratuito de formalização

Microempreendedores Individuais (MEIs) destacam as vantagens de ter atuação legalizada no mercado de trabalho

Empreendedores mineiros podem se formalizar gratuitamente no mutirão realizado pelo Sebrae Minas, durante a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que se encerra na próxima sexta-feira, dia 24 de maio. Equipes do Sebrae Minas, distribuídas em pontos de atendimento em mais de 250 municípios mineiros, estão esclarecendo dúvidas e fazendo o cadastro dos empreendedores interessados em se tornar MEI.

Além da possibilidade de se formalizar na hora, durante a Semana do MEI o empreendedor pode participar de atividades presenciais e online gratuitas. Na programação do evento estão palestras, cursos, oficinas e workshops sobre finanças, gestão, planejamento, marketing, vendas e legislação. As inscrições seguem abertas. Saiba mais no site www.sebrae.com.br/minasgerais.

Mais de 30 cidades da regiões Noroeste e Alto Paranaíba recebem atividades do Sebrae Minas durante a semana. A cidade de Urucuia, por exemplo, da microrregião do Grande Sertão Veredas, recebeu nesta segunda-feira (20/05) a palestra: O Marketing como Ferramenta de Vendas para o seu Negócio. Já moradores da cidade de Bonfinópolis de Minas, da microrregião de Unaí, participaram de uma palestra sobre inadimplência.

Para o gerente da regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves, a mobilização estimulada durante a Semana do MEI é muito importante para o crescimento do empreendedorismo no Brasil. “Esperamos ter excelentes resultados em cada uma das nossas microrregiões. Todos os colaboradores do Sebrae estão empenhados nas diversas atividades programadas para a Semana, buscando sempre fortalecer o empreendedorismo, que é fundamental para o desenvolvimento econômico local”.

Formalização que faz a diferença
De acordo com a legislação brasileira, podem ser Microempreendedores Individuais (MEIs) trabalhadores que faturam até R$ 81 mil por ano, não têm participação em outra empresa como sócio ou titular, têm até um empregado contratado e desempenham alguma das 490 ocupações permitidas.

Uma dessas ocupações é a atividade de artesão. Formalizada como artesã há cinco anos, Adelina Mello Imanishi trabalha desde a adolescência com crochê, bordados e costuras em Paracatu. Ela conta que optou em ser artesã legalizada devido às dificuldades em trabalhar na informalidade no país. “Tenho a garantia de ter o meu trabalho reconhecido e posso ficar em dia com o recolhimento de meus impostos, principalmente o INSS”, comenta.

Adelina conta ainda que as orientações e capacitações oferecidas pelo Sebrae influenciaram na sua formalização. Segundo ela, foi por intermédio do Sebrae que ela conseguiu adquirir a Carteirinha do Artesão. “Hoje vejo com outros olhos a minha profissão, pois com o auxílio do Sebrae pude dar qualidade e profissionalismo no que faço”.

Outra microempreendedora que também destaca as vantagens de ser formalizada é Andressa Ariele Alves, proprietária de uma empresa de entrega de refeições saudáveis em Patos de Minas. Ela conta que há três anos procurou o Sebrae para buscar orientações sobre o seu negócio e acabou se formalizando imediatamente. “Estou bem satisfeita com os resultados alcançados pela empresa e espero contar com o apoio do Sebrae sempre que necessitar”, revela.

Semana do MEI
De 20 a 24 de maio – segunda a sexta
Programação online e presencial gratuita
Inscrições: www.sebrae.com.br/minasgerais