Patrocínio/MG

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Min 18
Max 29

Câmara musical entrega nesta quinta-feira a medalha Zumbi dos Palmares.

Câmara musical entrega nesta quinta-feira a medalha Zumbi dos Palmares.



Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Patrocínio se prepara para a entrega do Diploma e da Medalha Zumbi dos Palmares. A solenidade será realizada nesta quinta-feira (21), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patrocínio.


Recentemente, a Câmara Municipal de Patrocínio aprovou o projeto de resolução sobre a concessão da Medalha Zumbi dos Palmares. A honraria passa a se chamar Medalha Zumbi dos Palmares e será concedida às personalidades ligadas à cultura afro-brasileira em Patrocínio.


Os vereadores e vereadoras aprovaram os nomes dos homenageados com a Medalha Zumbi dos Palmares do ano de 2024. São eles: Antônio Fernandes Galvão (Tony Galvão), indicação do vereador Professor Natanael; César Júnior Silva, indicação do vereador Ricardo Balila; Eustáquio José dos Reis (Tacão), indicação do vereador Wellington Mamazão; Evanete Lima Pereira, indicação da vereadora Chiquita; Fernanda Cristina Crescêncio, indicação da vereadora Eliane Nunes; Ivano Aparecido Alexandre, indicação da vereadora Raquel Rezende; José Amado Limiro, indicação do vereador Valtinho do Jandaia; Maria Lúcia Silva de Jesus, indicação do vereador Thiago Malagoli; Mário Caetano da Silva, indicação do vereador Odirlei Magalhães; Michelle Aparecida Pereira Nunes, indicação do vereador Professor Alexandre; Nilton Santos, indicação do vereador Panxita; e Viviane de Fátima Barbosa Oliveira, indicação do vereador Leandro Caixeta.


**MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES**


A Medalha Zumbi dos Palmares é uma homenagem que reconhece personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial, no fortalecimento da identidade afro-brasileira e na contribuição para a justiça social. Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil: o Quilombo dos Palmares. Hoje, Zumbi é visto como um símbolo de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil Colônia. Ele foi morto no dia 20 de novembro de 1695, após seu esconderijo ser denunciado.


Zumbi foi um dos três líderes conhecidos do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo que surgiu na história do Brasil. O primeiro registro desse quilombo remonta a 1597, mas existem especulações de que ele tenha surgido antes. Palmares era o nome dado ao conjunto de mocambos que o formava.


*Alex Guimarães Machado / Ascom CMP*