Caminhada do Agosto Lilás em Patrocínio reforça luta pelo fim da violência contra a mulher

A ONG Kalungar, em parceria com diversas instituições públicas e da sociedade civil, realiza no próximo sábado, 30 de agosto, a Caminhada pelo fim da violência contra a mulher, dentro da programação do Agosto Lilás em Patrocínio.
A concentração será às 8h30 na Praça da Bíblia (Praça do Tiro de Guerra), com saída prevista para as 9h. O percurso seguirá até a Praça Santa Luzia, passando por comércios da cidade, com a distribuição de panfletos e fixação de cartazes de conscientização. Na chegada, haverá apresentações musicais, artísticas e culturais, além de um café da manhã para os participantes.
Segundo Laila Galvão, presidente da Kalungar, a edição deste ano é marcada pela ampliação de parcerias:
— “Todos os anos realizamos a caminhada junto com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Em 2025 conseguimos envolver ainda mais instituições, tanto do poder público municipal quanto da sociedade civil, fortalecendo a luta contra a violência doméstica em nosso município”, destacou.
Entre os apoiadores estão a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CREAS, além de entidades como Lions, Rotary, Interact, Instituto Movimento do Bem, OAB, ACIP/CDL e outras.
Para contribuir com a manutenção das atividades da Kalungar, está sendo vendida uma camiseta temática da campanha ao valor de R$ 35,00. No ano passado, a venda dessas camisetas garantiu o funcionamento da ONG por quatro meses. A compra pode ser feita por meio de QR Code disponibilizado nos materiais de divulgação.
— “Convidamos toda a população a participar da caminhada, vestir a camiseta e se unir a nós nesta causa. Quem não puder caminhar, pode ajudar adquirindo a camiseta e divulgando essa mensagem. O combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos”, reforçou Laila.
A mobilização faz parte do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, que neste ano ganhou em Patrocínio a adesão de várias frentes institucionais e comunitárias.