Com aroma, tradição e emoção, Patrocínio celebra a abertura do 2º Festival da Colheita do Café do Cerrado Mineiro

Evento na Praça Matriz reuniu autoridades, atrações culturais e o lançamento de experiências turísticas ligadas ao café
A cidade de Patrocínio viveu uma noite memorável nesta quinta-feira (20), com a abertura oficial do 2º Festival da Colheita do Café do Cerrado Mineiro, na Praça Matriz. Reconhecida como a Capital Mundial do Café, o município deu início à programação que celebra a força, a cultura e a identidade do café produzido na região do Cerrado Mineiro, com uma cerimônia repleta de emoção, homenagens e atrações culturais.
O evento, que acontece até o dia 22 de junho com entrada gratuita, foi aberto ao som da Patroblues Band, preparando o clima para o momento solene. Em seguida, a cerimônia oficial reuniu autoridades municipais, representantes do setor cafeeiro, instituições parceiras, empreendedores e a comunidade local, reafirmando a importância econômica e cultural do café para a região.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Gustavo Brasileiro, da Primeira-Dama Dra. Gabriela Guimarães Brasileiro, do Vice-Prefeito Maurício da Cunha e da Secretária de Cultura e Turismo Ana Valéria de Resende Cunha, além de lideranças como o empresário Roger Montanari, o Presidente da Câmara Nikolas Elias, representantes religiosos e demais convidados ilustres. Também marcaram presença a Rainha Nacional do Café, Maria Eduarda de Freitas Nunes Silveira, e as princesas do café.
Durante a cerimônia, foi realizada uma bênção ecumênica das lavouras, conduzida pelo Padre Geraldo Abílio e pelo Pastor Nereu, simbolizando o início de mais uma colheita e reforçando o espírito de fé e gratidão da comunidade.
A programação também contou com o lançamento do Turismo Famiglia Montanari, uma nova experiência turística que une produção de cafés especiais, hospitalidade e vivências no campo. Por meio da Rota do Café do Cerrado Mineiro, abre-se a oportunidade de apresentar ao público a história, os processos, os produtos e, sobretudo, o compromisso contínuo com a sustentabilidade de quem compartilha a mesma paixão pelo café. Ao integrar seus produtos à Rota, a Famíglia Montanari busca proporcionar uma experiência única e memorável no lugar onde tudo acontece e impulsiona sua trajetória: a Região do Cerrado Mineiro.
Ao final da noite, o público foi brindado com a apresentação da Banda Mally, encerrando o primeiro dia do festival com muita música e energia.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Patrocínio, Fundação Casa da Cultura e da Rota do Café, com o apoio institucional e patrocínio de importantes nomes do setor cafeeiro. Entre os patrocinadores estão a Expocacer, Cafeteria Dulcerrado, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Biofértil Brasil, Sicoob Copacredi, CaféBras, Visuarte e FG Corretagens, além de apoiadores como ACIP/CDL, Agro Kafa, Floema, Água Mineral Serra Negra e apoio institucional do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Acarpa, Appcer, Sindcomércio e Sebrae.
O 2º Festival da Colheita do Café do Cerrado Mineiro segue nos próximos dias com ampla programação cultural, exposições, gastronomia e experiências ligadas ao universo do café. No Museu do Café, uma mostra especial celebra a história e os saberes que envolvem essa bebida tão presente no dia a dia dos brasileiros.