Governo Municipal institui regionalização nas contratações públicas para fortalecer economia local

Governo Municipal institui regionalização nas contratações públicas para fortalecer economia local
Com base na Nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133/2021), o Governo Municipal de Patrocínio publicou decreto que estabelece diretrizes para a regionalização das licitações e contratações públicas, no âmbito da Administração Direta e Indireta.
O objetivo é incentivar a economia local e promover o desenvolvimento regional sustentável, garantindo oportunidades mais acessíveis para empresas do município e da microrregião do Alto Paranaíba.
A medida determina que, sempre que for viável do ponto de vista técnico e legal, os processos licitatórios deverão:
Prever a divisão dos contratos em lotes regionais;
Valorizar empresas com atuação local e regional, com critérios objetivos;
Estimular a contratação de bens e serviços oferecidos por empresas sediadas em Patrocínio ou no Alto Paranaíba, desde que haja equivalência de qualidade e compatibilidade de preços.
A aplicação dessas medidas deve seguir os princípios da legalidade, isonomia, competitividade e economicidade, e poderá ser regulamentada por normas complementares da Secretaria Municipal de Administração e da Controladoria-Geral do Município.
A regionalização é um passo importante para fortalecer o comércio local, gerar empregos e tornar a gestão pública mais próxima da realidade econômica do município.