OAB-MG e lideranças da região solicitam criação da 3ª Vara Cível em Patrocínio ao TJMG

O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, juntamente com uma comitiva de representantes da Subseção de Patrocínio e dos três poderes da região, se reuniu com o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, para solicitar a instalação da 3ª Vara Cível na comarca de Patrocínio. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (25), na sede do TJMG, em Belo Horizonte.
Durante a reunião, foram apresentados dados que comprovam o crescimento da demanda na comarca, com cerca de 15 mil processos atualmente em tramitação nas duas varas existentes. O Presidente Gustavo Chalfun ressaltou a importância da criação da nova vara e destacou o trabalho conjunto entre as instituições. “Nossa gestão tem enfrentado muitos desafios que têm sido minimizados pela parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça e a gestão do Desembargador Luiz Carlos. Quero referendar e apoiar o pleito da comarca de Patrocínio para a criação de mais uma vara judicial”, afirmou.
O TJMG já conta com um parecer favorável da Corregedoria para a instalação da nova vara. O Desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior afirmou que fará uma análise mais detalhada da demanda, considerando o crescimento da comarca e reconhecendo que o judiciário não acompanhou esse desenvolvimento. Ele também destacou iniciativas para melhorar o atendimento, como a implantação da Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal e os Núcleos de Justiça 4.0.
O Presidente da OAB Patrocínio, Marcelo Furtado Ferreira, agradeceu o apoio do Presidente Chalfun e reforçou a importância da solicitação. “A 3ª Vara Cível da comarca de Patrocínio é uma demanda antiga, uma demanda madura, já inclusive validada tecnicamente pela Corregedoria, que, contudo, esteve durante um grande tempo parada a sua análise e a possibilidade da sua implementação. A OAB de Minas, juntamente com o judiciário, o executivo e o legislativo locais, fazem coro para a retomada desse grande projeto, essencial para atender toda a população”, pontuou.
Participaram da reunião, pela OAB-MG, a Vice-Presidente Núbia de Paula, o Secretário-Geral Sanders Barão, o Diretor Institucional Tébar Contente, além de dirigentes da Subseção de Patrocínio, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e representantes do Poder Judiciário da região.
Fonte: OAB Patrocínio
Foto: Tribunal de Justiça de Minas Gerais