14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas encerra ciclo de edições de 2025 em Patrocínio
A cidade de Patrocínio recebeu, em frente ao Museu Hugo Machado da Silveira, a 14ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, marcando o encerramento do ciclo de edições de 2025 do projeto no município. A ação integra um programa do Governo de Minas Gerais, realizado simultaneamente em várias cidades do estado, com foco na valorização da cultura e no acesso da população às atividades artísticas.
Em entrevista à Rádio Módulo FM, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria Resende Cunha, destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado, ressaltando que a iniciativa fortalece a descentralização cultural e aproxima o interior das programações desenvolvidas na capital mineira.
Nesta edição, o tema foi livre, permitindo uma homenagem especial às autoras patrocinenses, com a exposição de obras escritas por mulheres do município. O público também pôde prestigiar a exposição “Caminhando com Fé”, do artista plástico Eduardo Pimenta, que, apesar de ser natural de Uberaba, reside há anos em Patrocínio e já é considerado um artista da cidade.
De acordo com a secretária, o diferencial das edições realizadas em Patrocínio é a efetiva participação do município nos programas culturais do Estado e o compromisso da Prefeitura de Patrocínio com a valorização dos artistas locais. Ela ressaltou ainda que apenas a edição da Noite Mineira se encerra neste momento, enquanto a agenda de eventos culturais no município segue normalmente ao longo do ano.
Durante a entrevista, Ana Valéria também convidou a população para as festividades natalinas, que terão início no dia 29, na Praça Santa Luzia, com a chegada do Papai Noel em cortejo, inauguração de quiosques, revitalização da praça, ativação da fonte luminosa e um show especial.
A secretária reforçou o convite às famílias patrocinenses para participarem das atividades, destacando a importância da cultura, da fé e da convivência comunitária.

