Patrocínio/MG

Céu limpo

Min 15
Max 28

Violência Contra Mulher foi tema de Mesa Redonda promovida pelo Unicerp

Violência Contra Mulher foi tema de Mesa Redonda promovida pelo Unicerp

O curso de Direito e a área de Extensão do Unicerp promoveram na noite da última quarta-feira (12) um debate sobre a Violência Contra a Mulher. Para falarem sobre este assunto estiveram reunidas a jornalista Leid Carvalho, delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, Dra. Patrícia Amaral, a advogada Dra. Núbia Costa, a psicóloga Núbia Fernanda e a estudante do curso de Direito Stefany Pinheiro.

O evento também contou com a participação especial do Sargento Ítalo, do 46º Batalhão da Polícia Militar. Em sua fala o sargento elogiou a iniciativa do Unicerp e disse que o assunto precisa ser bastante debatido, pois a violência doméstica contra as mulheres é muito mais comum do que se imaginam. “Mesmo com a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica chegou a Patrocínio somente em 2019. Mas, mesmo sendo bastante recente, nós somos os únicos no País que realizamos o protocolo de atendimento, não só com a vítima, mas também com o autor”, afirma o sargento Ítalo.

Ainda segundo ele, todo esse trabalho é feito em conjunto com a Polícia Civil, advogados da área, psicólogos e a mídia em geral. “O atendimento à vítima de violência, para ser eficaz, deve ser completo, abrangendo todas as áreas da nossa sociedade”, conclui.

Segundo a delegada, Dra. Patrícia Amaral, todos os dias são expedidos mandatos de medidas protetivas contra as mulheres em Patrocínio. São mulheres que chegam à delegacia fragilizadas pois sofreram violência física, patrimonial, psicológica ou moral. “As mulheres atendidas por nós recebem toda a atenção e acolhimento necessários e, após a oitiva já saem de lá com o encaminhamento ao Poder Judiciário”.

Para o coordenador do curso de Direito, Prof. Rodrigo Lopes, o evento atingiu seu objetivo de reunir diferentes profissionais ligados ao tema para debater em conjunto com os alunos essa temática tão relevante para toda a sociedade.